Personagens

Malu por José Aguiar.

Das personagens que criei até hoje, a jovem Malu é minha personagem preferida. Ela tem uma trajetória que poucas personagens de Curitiba conseguiram até hoje. Foi publicada pela primeira vez no ano 2000, na série de tiras cômicas Folheteen, no jornal Gazeta do Povo (Curitiba). Lá foi personagem destaque nos cadernos Fun, Gazetinha e Gaz+, voltados aos leitores jovens, sendo publicada regularmente até 2017, quando o jornal com publicações diárias acabou. Também foi publicada no Jornal do Estado (atual Bem Paraná) entre 2002 e 2005 e em edição especial no jornal O Globo (Rio de Janeiro), em 2008. Malu foi premiada em 2005 com o primeiro lugar no Concurso Internacional de Quadrinhos do Senac-SP, prêmio que lhe valeu a publicação do livro Folheteen pela editora Devir, em 2007. O segundo livro, Folheteen – tiras pra todo lado, foi uma publicação independente da minha editora também independente, a Quadrinhofilia, feita em 2012. Este trabalho foi seguido por Folheteen - direto ao ponto, projeto realizado com recursos obtidos via Lei do Mecenato em 2013, também com incentivo do Banco do Brasil. Sucesso de crítica, foi indicado ao Troféu HQMIX, reconhecido prêmio dado pela ACB (Associação dos Cartunistas do Brasil). Também foi levada aos palcos em leituras dramáticas em 2009 e 2012 (no Cena HQ do Teatro da Caixa). Malu ganhou duas exposições no Museu da Gravura de Curitiba (2007 e 2013), além de integrar, em 2014, a exposição “A Quadrinhofilia de José Aguiar” no Festival de Beja, evento internacional de quadrinhos realizado em Portugal. A Malu parece quietinha mas, na verdade, é discreta. Mesmo aprontando muita coisa por aí.

Glória

A mãe da Malu e do Marcelo é uma mulher independente. Ela se vira para manter as contas em dia com seu atelier de costura. Além dos filhos, suas grandes paixões são as novelas e Lauro, seu namorado.

Lauro

Quando se apaixonou por Glória ele não imaginava que seria tão complicado ser aceito pelos filhos dela. Mas como bom mecânico que é, ele sabe que às vezes é necessário uma manutenção, até mesmo nos relacionamentos com defeito.

Marcelo

O irmão mais novo da Malu tem um temperamento meio, digamos, explosivo! Ainda mais se mexem com a mãe e a irmã. Sem freio na língua, ele pode até parecer meio “bronco”, mas é mais esperto do que você imagina. 

Beto

O ex-marido de Glória não é o sujeito mais comunicativo do mundo, nem tem muito tato com a família. Mas tem o maior orgulho do seu boteco e, claro, dos filhos. Mesmo não fazendo a mínima ideia do que passa na cabeça deles.

Carla

A melhor amiga da Malu é cheia de vida e de indiretas. É a confidente e conselheira. Ela acha a Malu uma graça. Adoraria ficar com ela. Mas enquanto não rola, segue a vida, porque não é boba.

Ana

Amiga de infância da Malu, é meio avoada. Não tem noção da real e é mimada pela família. Depois que engravidou tem dado sinais de que pode ser que amadureça. Estamos torcendo por ela.

Sérgio Ricardo

O “maridinho” da Ana é quase uma cópia dela. Tem a mesma idade e é tão esperto quanto. Ou talvez menos, o que não é muito bom para um adolescente “pai de primeira viagem”.