15
Mai
Origens

De onde veio essa menina? – 4. Malu pelo mundo

Em 2009, Malu foi “testada” por algumas semanas no novo caderno jovem do jornal Gazeta do Povo, o GAZ+. Sua tira retornou de vez em 25 de setembro de 2010 e seguiu até quando o jornal acabou, em 2017. Mas antes ela aprontou outras coisas.

Em 2012, o GAZ+ promoveu um concurso em busca de um roteirista que pudesse criar um episódio da tira para a série. Essa iniciativa surgiu para promover, durante a Gibicon nº 1 (Convenção Internacional de Quadrinhos de Curitiba), o lançamento da antologia Folheteen – Tiras pra todo lado, que reuniu minha seleção das melhores tiras publicadas nessa fase mais recente no jornal. O vencedor foi o ilustrador Ivan Sória, que além de ter seu roteiro desenhado por mim, teve seu perfil publicado no jornal e ganhou um exemplar autografado do livro.

A publicação de Folheteen – Tiras pra todo lado tem um valor muito especial para mim. Foi uma edição publicada com meus recursos, ou melhor, pela Quadrinhofilia, agora assumidamente uma singela editora independente.

Assim, Malu seguiu encarando desafios e chegou ao seu segundo livro. Sinal de amadurecimento? Talvez. Mas rever essas tiras, avaliar o que havia sido feito de bom ou ruim anteriormente foi a primeira etapa para decidir o que deveria ser feito no novo livro, Folheteen – direto ao ponto projeto realizado com recursos obtidos via Lei do Mecenato em 2013, também realizado com o incentivo do Banco do Brasil.

Sucesso de crítica, foi indicado ao Troféu HQMIX, reconhecido prêmio dado pela ACB (Associação dos Cartunistas do Brasil). Malu ganhou duas exposições no Museu da Gravura de Curitiba (2007 e 2013), além de integrar, em 2014, a exposição “A Quadrinhofilia de José Aguiar” no Festival de Beja, evento internacional de quadrinhos realizado em Portugal.

Entre 2013 e 2016, Malu se tornou uma das atrações fixas da revista cultural Curitiba Apresenta, publicação da Fundação Cultural de Curitiba onde era publicada mensalmente uma história de página inteira com a personagem. O autor colaborou com essa publicação visando contribuir por meio de sua criação com conteúdo de qualidade que dialogasse com o público jovem interessado em cultura na capital paranaense.

Tags